Header Ads

Alternativa para o lixo





Alguns shoppings de São Paulo criaram uma maneira interessante de reciclar


imagem da internet



     A cidade de São Paulo tem hoje 53 Shoppings Centers, segundo o site “Visite São Paulo”, um guia completo para quem visita a cidade. E por oferecerem uma variedade de lojas, entretenimento e lazer, atraem milhares de pessoas diariamente a fim de consumirem esses produtos. Com isso, gera-se uma grande quantidade de lixo podendo ser reciclados ou orgânicos; esses em sua maioria vindos das praças de alimentação.
     Segundo anotações do relatório de controle do quanto de resíduos é gerado, feitas por um funcionário da empresa responsável em fazer a coleta seletiva do lixo no Shopping Iguatemi (SP), a quantidade de lixo gerado em um mês passa de 17 toneladas. A advogada Fátima Gomes, cliente deste Shopping comenta os dados. “É importante que os Shoppings de São Paulo tenham um projeto de sustentabilidade para a reciclagem de produtos que são descartados das lojas de seus locatários”.
     Além de coletas seletivas, também há outros projetos, como, por exemplo, uma horta feita no telhado do Shopping Eldorado, em que o material orgânico recolhido da praça de alimentação passa por um processo de Compostagem, sem gerar cheiro ou chorume, para que assim possa ser usado na horta. “Com o composto orgânico gerado desse processo, implantamos uma horta no telhado do shopping, onde plantamos alface, berinjela, abobrinha, temperos, farmácia viva e algumas flores para criar a biodiversidade”, diz a Engenheira Agrônoma, Cristina Signore, uma das responsáveis pelo projeto no Eldorado; ela acrescenta ainda que, recentemente, foi realizada uma colheita de feijão preto e couve em prol do projeto, “Feijoada na laje”, que é realizado com os colaboradores do shopping.
      Uma vez que nos shoppings são produzidos altas quantidades de lixo, devido ao número de clientes que frequentam e consomem diariamente, é importante que possuam projetos de sustentabilidade e meio ambiente, pois, dessa maneira, estarão não só contribuindo para novas vagas de trabalho, mas também com a conscientização dos cidadãos em relação ao descarte do lixo, uma vez que são grandes centros de comércio e possuem visibilidade perante à sociedade.

Matéria realizada por André Nunes e Raquel Testa
pautado por práticas de redação jornalistica






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.