Header Ads

Ritmo Pernambucano reúne todas as idades


Para fortalecer a sua cultura o grupo Mucambos de raiz nagô 
abre espaço de visitas em São Paulo



Imagem de divulgação


    Maracatu, ritmo musical de origem pernambucana leva pessoas ao Centro Cultural Jabaquara para assistir aos ensaios do Grupo Mucambos de Raiz Nagô.
   O grupo nasceu por meio de um convite em 2008 de Rodrigo Lino, amigo de um dos integrantes para fazer uma apresentação no SENAC, e em 21 de Dezembro do mesmo ano foi realizada a formação, a origem do nome tem um significado que eles denominam como Guardiões da herança ancestral, que busca transformar a partir da disseminação da cultura de rua, ou seja, a missão é celebrar com a alegria tudo aquilo deixado pelos nossos antepassados.
    Os ensaios acontecem todos os domingos a partir das 15h , na rua Arsênio Tavolieri, 45,e o membros do conjunto realizam o projeto . “A Mucambada convida tem a intenção de ser um festejo que vise e trabalhe com diversas vertentes artísticas como música, circo, dança, teatro, fotografia, cinema e etc, com o festejo temos a honra de receber amigos que também querem fortalecer” disse o integrante e fundador do grupo Aldacir Vieira, mais conhecido como Índio, que também ajuda na manutenção e construção dos instrumentos, nas oficinas e na produção. Outro projeto que está aberto para o público é o “Nas Quintas” que são oficinas com brincadeiras tradicionais e também com música, na grade de estudos estão os ritmos: Maracatu de Baque Virado, Côco, Jongo e Ciranda. “A percussão é o que mais me agrada” declarou a estudante Ana Paula Marcelino, frequentadora e aluna do projeto.
    EUA, Canadá e Suíça são apenas alguns países que também foram contaminados pelo ritmo nordestino e possuem grupos de Maracatu, além dos diversos que existem no Brasil. Para encontrar informações sobre toda essa nação de maracatu, entre no site maracatu.org.br/ que apresenta um acervo informativo com vídeos e imagens.






Matéria pautada por Práticas de Redação Jornalística | Prof°. Ms. Carla Tozo 

Por Ricardo Alexandre 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.